Tulum beach, Tulum, Tulum playa

Tulum Paraiso Mágico no caribe mexicano

Tulum tem sido a zona arqueológica mais visitada do México, devido a sua estonteante beleza natural, por sua localização privilegiada sendo a unica cidade maya banhada pelo mar do caribe e por seus fascinantes prédios e sua rica historia representada.
tulum, templo del viento

De tantas vezes que fui a Tulum, seria impossível descrever o relato de somente uma visita, pois cada vez que vou a essa zona arqueológica, vejo algo novo, escuto uma historia mais interessante da cultura maya e sua história.
Tulum

A primeira vez que visitei, foi com carro alugado, e fui por conta, porque afinal, eu tinha pesquisado muuuuuito nos diversos blogs e sites de viagens na internet.  Um fiasco..rsrs.. só serviu para ter fotos bonitas, nada mais. Já a segunda vez, fui com tour contratado com guia em português, não tinha como fechar a minha boca durante a explicação do guia perante tanta historia e fatos que me intrigaram e ao mesmo tempo me fascinaram por essa cultura tão desenvolvida para sua época. A partir desse dia pude notar que se você vai fazer um roteiro cultural que inclui história, seja ele no exterior ou no Brasil, contrate sem medo um guia local(de preferencia no nosso idioma) para que você descubra e imagine-se vivendo dentro da historia do lugar. Essa é uma experiência única.
Tulum praia, Tulum
Na verdade o nome original da cidade é “Zamá” que traduzido da língua maya significa “Amanhecer”. Tulum é um nome mais recente, e foi devido a esta cidade esta cercada por uma muralha que recebe esse nome, Tulum significa cidade amuralhada.
A cidade é cercada por um muro onde separava a nobreza da parte dos meros mortais da cidade. Esse muro também servia de proteção contra invasores e foi construido com as pedras todas intercaladas e encaixadas para que em caso de guerra, os maya pudessem utilizar suas pedras como defesa.
Conta com prédios muito bem preservados como, Tempo del Viento, Templo del Dios Descendente, Casa de las Columnas, Casa del Halach Uinik, Casa del Cenote e “El Castillo”. O Castelo, que encontra se a beira de um penhasco de onde podemos contemplar as belezas do mar turquesa do caribe. Esse é sem duvida o lugar mais fotografado de Tulum.Templo Dios descendente
Tulum foi uma cidade que se desenvolveu por ser um porto mercante e entrada do mar ao continente, porem com sua proteção natural da barreira de corais somente quem conhecia o acesso era que desembarcavam em segurança. É um observatório astronômico, dentro do sitio tem monumentos para determinar a chegada de cada estação.
O local é magico e merece ser visitado pela manhã que está mais fresco e com uma visita guiada por um guia certificado para que você escute a historia e viaje através do tempo. Do contrario a unica coisa que você irá perceber são um monte de pedras.
Vale ressaltar que os guias disponíveis no local falam inglês e espanhol, caso queiram reservar um guia em português, veja aqui.Tulum beach, Tulum, Tulum playa

Veja aqui como intercalar esse passeio com outras atividades

Como chegar:
Localizada no km. 230 da estrada federal Chetumal – Cancún.
Distancia de Cancún : 128 kilometros ao sul

1. Contratando um dos inúmeros tours oferecidos pelas agencias de viagens. (pior opção, porém mais econômica, dependendo do numero de pessoas);
2. Você pode chegar por conta, alugando carro ou com as vans quentes e feias que saem de Playa del Carmen(opção intermediaria);
3. Contratando Tour Privado(melhor opção, porém possui valor diferenciado)

O mapa abaixo, está posicionado no ponto do estacionamento das zonas arqueológicas de Tulum.
É so clicar no mapa que da para traçar o trajeto a partir do seu ponto de origem.

Serviços disponíveis na zona arqueológica
Estacionamento Privado
Banheiros
Starbucks
Subway
Restaurantes
Lojas de artesanatos

Horário
Aberto todos os dia do ano de 08:00 às 17:00 horas (último acesso às 16:30 horas.).
Recomendações
Ir com roupa fresca e comoda, sapatos baixos e confortáveis, protetor solar e repelente BIODEGRADÁVEL, água, chapéu, óculos de sol. é permitida a entrada com roupa de banho e toalhas para nadar na praia, embora tenha um mar agitado.
E você tem alguma dica imperdível que esquecemos de mencionar? Deixe abaixo nos comentários e contribua para ajudar mais pessoas a desfrutarem melhor desse paraíso

Faltou algo interessante no post? Dê suas dicas imperdiveis, conte pra gente o que você achou de Tulum. 

Deixar um comentário

Seu email não será publicado, apenas seu comentário. Fique tranquilo!


*