Akumal sem tartarugas, acesso público bloqueado.

Bom pessoal, essa notícia vem sendo muito discutida e preocupante ao mesmo tempo.
Afinal, algumas pessoas já perderam viagem e ficaram a ver navios, ao chegar em Akumal e se depararem com a praia fechada, ou com bloqueio de moradores locais.
Quando conheci Akumal, ela era uma praia publica, quase sem turistas e uma variedade imensa de peixes, corais de variadas cores e formas, muitas tartarugas, enfim, uma rica diversidade marinha. No entanto esse paraíso foi descoberto por mais e mais pessoas, e atraído os olhares gananciosos de inúmeras empresas de turismo, que pelo fácil acesso as tartarugas e ao coral, começaram a vender passeios desenfreadamente e sem nenhuma preocupação e conscientização ambiental. Akumal praia, Akumal beach, Akumal playa, Akumal privadaComo se não bastasse  em 2015 foram abertos dois grandes resorts em Akumal, logo, esses resorts mais outras empresas locais decidiram fechar a praia tornando uma praia particular.
Desde então inúmeros  protestos vem acontecendo por parte da população local.
Com dados baseados em monitoramento das tartarugas, pode se constatar que o numero delas foi reduzido drasticamente, algumas estão com tumores, machucados, tudo causado pelo estresse, uso de protetor solar com químicos, uso de pé de pato em áreas protegidas e pisoteamento, sem falar que alguns turistas pegam as tartarugas para tirar a bendita selfie no mar..Isso é um absurdo. Com tudo isso as tartarugas estão adoecendo, estão fugindo o que poe em risco também a desova nas áreas próximas.Akumal praia, Akumal beach, Akumal playa, Akumal privada

Diante disso as varias cooperativas vem se reunindo com os órgãos de proteção ambiental,  Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales (Semarnat) y la Comisión Nacional de Áreas Naturales Protegidas (CONANP), e foi determinado e restringido o acesso de 280 pessoas por dia para realizarem o nado com as tartarugas de Akumal.
Antes, em torno de 4000 pessoas por dia entravam a nadar com as tartarugas. E claro, quando a oferta aumenta, o preço sobe. Então se você já achava caro pagar para nadar com as tartarugas, pode se preparar porque o preço irá subir muito mais.Akumal praia, Akumal beach, Akumal playa, Akumal privada
Algumas empresas estão entrando no mar com seus guias próprios e estão desrespeitando os regulamentos, tudo esta sendo notificado e analisado pelos diversos fiscais na orla da praia. As empresas que desrespeitarem essas novas regras serão multadas e ainda serão retiradas do mar pelos fiscais.
Hoje estive em Akumal e pude observar de perto essa nova atividade e preocupação. NINGUÉM vai poder entrar diretamente na praia e nadar com as tartarugas por conta propria, somente acompanhado por um guia local de Akumal.
Esse novo sistema está sendo implementado e vai entrar em vigor leis e sansões para punir quem desobedecer as novas regras.
Fico extremamente feliz em saber que estão preocupados com a recuperação da praia e da vida marinha local e torço de verdade para que seja esse o real motivo da privatização da praia.

Akumal praia, Akumal beach, Akumal playa, Akumal privada

 

4 Comentários postados

Deixar um comentário

Seu email não será publicado, apenas seu comentário. Fique tranquilo!


*