tartaruga akumal doente

Porque usar protetor solar e repelente biodegradável em Cancun e nos parques

A primeira vez que eu vim a Cancun não comprei protetor solar biodegradável. Aff, pra que?? já tinha o meu protetor lindo, cheiroso e caro com FPS70. Cheguei nos parques e ninguém me obrigou a usar o biodegradável, embora me deram um saquinho do protetor biodegradável que eles também vendem aí nos parques. Enfim, voltei feliz porque usei meu protetor e contento por ter “furado” na fiscalização do parque, kkkkkk…..coisa que só brasileiro gosta de fazer.. #SQN

Anos depois quando vim morar em Cancún, e me especializando com cursos de guia turístico de passeios aquáticos é que fui me dar conta do estrago de uma atitude impensada e ignorante que eu cometi e que milhares de pessoas, por falta de conhecimento, continuam fazendo todos os dias.

O nosso protetor solar comum é composto por vários produtos químicos que o impede de se desfazer ao sair na água. No entanto esses mesmos “óleos” se desprendem da pele e ficam na superfície da água impedindo assim a passagem dos raios solares importantes para o crescimento dos corais e desenvolvimento da vida marinha, além de causar doenças ao animais marinhos. Em Akumal, por exemplo, diversas tartarugas possuem tumores visíveis e um dos fatores que agrava esse aparecimento de doenças é o uso do protetor solar comum.tartaruga akumal doente

Em qualquer farmácia, supermercado, loja de conveniência, parques de Cancun e Riviera Maya vendem o protetor solar biodegradável, o mesmo ocorre com o repelente biodegradável.
O protetor solar biodegradável que uso é o Maya Solar, uso somente no rosto, pois agora utilizo aquelas blusas com fator de proteção UV assim já contribuo com minha parte para manter em equilibro o meio ambiente e fico livre da chatice que é ficar passando protetor a cada 30 minutos.

 

SIM, aqui o ideal seria passar protetor a cada 30 minutos entrando na água ou não, pois os raios do sol são muito forte e a areia por ser muito branca reflete a luz solar e queima muito. Essa marca não tem perfume suave e consistência comum de qualquer protetor solar, tem na versão cremosa e de spray e funciona igual o protetor comum, com a vantagem de proteger nossos peixes e corais. O valor varia entre 10 e 20 dólares dependendo do local de compra, o que também é o valor de um protetor comum. Existem outras marcas mas ainda não fiz o teste.

Fica aqui o meu apelo e peço que faça você também a sua parte e vamos manter nossa vida marinha o mais natural possível, afinal eles não tem culpa dos nossos erros e o habitat é deles.

E se você encontrou protetor solar no Brasil, conte pra nós onde comprou, pois muitos vem escrito “amigos do meio ambiente” mas isso não significa que é biodegradável.

2 Comentários postados

    • Ola Ana Luisa Tudo bem?
      Você pode encontrar o protetor solar biodegradavel aqui em Cancun por cerca de 150 pesos, menos que 10dolares, em qualquer farmacia, ou supermercado.
      Esse que voê mencionou não é Biodegradavel.
      Abraços 😉

Deixar um comentário

Seu email não será publicado, apenas seu comentário. Fique tranquilo!


*