Isla Contoy

Há muito, mas há muito tempo desde 2009 quando planejava minha primeira viagem a Cancún, eu fiquei intrigada em conhecer a famosa ilha Virgem Isla Contoy, cujo nome significa ilha de pássaros.
Na ocasião não pude conhecer devido a condições climáticas e no ano seguinte pelo mesmo motivo..
depois que vim morar aqui pensei esse será meu primeiro tour, pois como assim como todos, eu quero gastar o meu dindin em algo que não conhecemos e que realmente valha a pena, ou melhor que valha a galinha inteira kkkkkk..
Idas e vindas passaram se 8 anos e eis que fui conhecer Contoy.
Clima perfeito, biquíni e blusa de proteção no corpo, chapéu na cabeça e câmeras na mochila.. Contoy aí vou eu..😎

Pra você entender um pouquinho do que é a ilha Contoy clique aqui.

Vou fazer um breve relato da minha experiência nesse tour.
Sim, um tour daqueles comprados com agencia e tal, não há outra forma de chegar, a não ser que você seja milionário pra pagar um barco e um guia privado pra você, que não é meu caso kkkkkk..
Partimos rumo a Punta Sam lugarejo a alguns km do centro de Cancún localizado mais ao norte da cidade, loo aí nos recepcionaram com um café da manhã com frutas pães, bolo, sucos etc..
Partimos em uma navegação pelo mar do Caribe durante aprox. 40min, no caminho a gente se perde com tantas tonalidades de azuis😍😍😍(é por isso que moro aqui) os guias vão explicando sobre a ilha e sobre a parada de snorkelling que fazemos antes de desembarcar na ilha.

*É PROIBIDO O USO DE PROTETOR SOLAR INCLUSIVE O BIODEGRADÁVEL *

Nos foi orientado a usar protetor solar antes de entrar na van para não prejudicar o a vida e o habitat do Parque marinho.
Mais uma vez reforço que a melhor coisa é vc usar a blusa com proteção UV.
Tibum.. todos na água é hora de fazermos um mergulho dê snorkeling por aprox 30min.. onde pude comprovar que as regras chatas ali de cima SIM fazem a diferença quando cumprimos.

O local que fazemos ó snorkeling é um parque marinho dentro de uma zona federal protegida e cuidada com muito zelo pelos guarda parques e guias locais e pelos turistas lindos de coração que contribuem com essa pequena ajuda de não contaminar as águas com produto químico, não jogar lixo no mar e nunca tocar ou levar a fauna marinha..
palmas pra todos nós que contribuímos pra um oceano mais limpo. 👏🏻👏🏻👏🏻

A grande novidade pra mim nesse snorkeling foi ver a quantidade de peixe e corais intocados e bem protegidos nessa região, muitos peixes de diversas forma, tamanho e cores, tubarão lixa, arraias, e algumas tartarugas.😍😍
Embora eu já tenha realizado inúmeros snorkeling em diversos locais e ser mergulhadora certificada PADI, essa atividade me surpreendeu.

De volta ao barco, seguimos para Isla Contoy, menos de 10min e já avistamos a pontinha da ilha em meio aquele azul estonteante do mar do Caribe..
O primeiro contato com a ilha é realmente indescritível só mesmo vivendo para saber.

Desembarcamos em um pier que divide a área em direita e esquerda.. kkkkk.. não é difícil caminha por ali.
A faixa de Praia é de uma tranquilidade imperdível, sempre tem uma arraia ou uma estrela do mar ali por perto, mas não foi dessa vez que as vi.
Todo o tempo você vê os guardas parque circulando e orientando a respeito de proteger a ilha.

Almocei o melhor peixe da minha vida nesse lugar, o famoso Tikin Xik e olha que eu não sou de comer peixe uma porque não sou fã e outra porque eu nado com eles 😍😍😍
Mas comi sim para experimentar, e afinal não é todo dia que você almoça numa palapa de uma ilha Virgem do Caribe de frente para o mar degustando um peixe recém pescado assado na brasa😋😋😋

Logo após a guia nos contou um pouco da história local que vocês podem ler aqui, e nos acompanhou no museu da ilha e a torre. Mais uma vez um show de história e também sobre preservação ambiental.

E o mirante?? Que vista, que espetáculo da natureza. Deus se faz presente nesses momentos lindos na nossa vida. Sempre vejo o cuidado e capricho dEle conosco.

Da torre podemos ver toda ilha de uma vista panorâmica de um lado o mar do Caribe com seu azul inconfundível e águas quentes e do outro o mar do golfo do México com suas águas frias e profundas.

Essa mistura de águas faz com que o micro clima do local seja propício para o densenvolvimento de diversas aves e fauna marinha.
Por isso o cuidado e atenção em preservar esse pequeno paraíso limitando o acesso ao público.

 

Se você já foi em Isla Contoy e teve uma experiência diferente conte pra gente o que você sentiu, o que te fez escolher esse paraíso. E se não foi.. prepare-se pois você está perdendo.

 

 

Deixar um comentário

Seu email não será publicado, apenas seu comentário. Fique tranquilo!


*