Entenda o Equinócio no México

Hoje dia 21 de março se celebra o início da primavera no hemisfério norte.
Durante esses dias, podemos observar a incrível precisão da astronomia maya integrada a sua arquitetura. Os mayas utilizavam o sol como base para planejar suas vidas que sempre dependiam da agricultura. Com o equinócio de primavera iniciavam o plantio e com o equinócio de outono celebravam a colheita.

Desde que conheci Chichén Itzá há 7 anos me encantei com a história do profundo conhecimento dos mayas na astronomia, engenharia, matemática, que os levaram a produzir monumentos que são projetados para indicar o início das estações.
Durante o equinócio( data em que o dia e a noite tem mesma duração) de primavera podemos observar o evento arqueo-astronômico, em diversas zonas arqueológicas do México dentre elas Dzibilchaltún, Chichén Itzá, Teotihuacán, Tajín, etc. Dessa vez fui conhecer Dzibilchaltun e fui mais uma vez em Chichén Itzá para assistir de perto o início da primavera e desfrutar desse espetáculo de luz e sombra que os mayas criaram e fascinam a todos por séculos.

Dzibilchaltún é uma cidade maya localizada a menos de 20 km do centro de Mérida, capital do estado de Yucatán, Mx.
O evento arqueo-astronômico pode ser observado por volta das 6:20h da manhã nessa zona arqueológica quando a porta do Templo de las Siete Muñecas onde é iluminada pelo sol no horizonte.
Mais de 3mil pessoas se reuniram para receber a primavera e recarregar de boas energias.

Equinocio Dzibilchaltun
Dzibilchaltún
Equinoccio Dzibilchaltun
Equinóccio Primavera Dzibilchaltún

Chichén Itzá dispensa apresentações sendo uma das 7 Maravilhas do Mundo, mas o fato é que o dia do equinócio a torna mais especial, onde também observamos esse tipo de evento arqueo-astronômico, porém nessa zona arqueológica podemos observar o formato da serpente projetada na lateral norte da pirâmide de Kukulcán.
Estima-se que mais de 120mil pessoas comparecem nos dias de equinócio em Chichén Itzá.

 

 Equinocio Chichen Itza
Equinoccio Primavera Chichen Itza

 

 Equinoccio Chichen Itza
Equinoccio Primavera Chichen Itza

Agora você já pode programar sua viagem pensando nas datas de equinócio para se encantar com esse evento espetacular.

 

E você, tem alguma dica que não entrou no post? Deixe nos comentários como você aproveitou e conheceu um dos destinos durante sua viagem.

Deixar um comentário

Seu email não será publicado, apenas seu comentário. Fique tranquilo!


*