Incríveis Águas Rosa – Las Coloradas – México

Há pouco mais de 1 ano eu vi uma foto que me deixou surpresa, uma foto onde metade dela era mar verde e outra parte um mar rosa. 😍😍😍

Essa imagem me desconcertou por completo pois além dessa particularidade, da água rosa, esse local era aqui no México, mais precisamente em Yucatán, estado que faz divisa com meu lindo estado de Quintana Roo, a 250km de Cancun, e com viagem com boa estrada e 2:30h de trajeto.

Aguas Rosa Mexico
E a melhor ou pior parte(ainda não sei) é que se localiza em Rio Lagartos. Oi?? Como assim? Eu, sim euzinha conheci Rio Lagartos há 7 anos atras e nem em sonho imaginava que estava ao lado dessa beleza rosa. Eu não entendia muito bem até que fui conhecer de perto esse mundo pink, e explico tudinho pra vocês.

Donde Andas Cla

Las Coloradas na verdade é o nome dado à uma pequena vila de pescadores ao lado de uma grande salinera onde seus moradores trabalham. E a salineira possui lagoas de decantação do sal. Como tem lagoas de diversas cores então surgiu o nome Las Coloradas, referindo se a cor das lagoas.

Essas lagoas pertencem a salineira, e fazem parte do processo de extração do sal, produto esse de suma importância para o sustento de várias famílias da região. A água é drenada do mar através do processo de gravidade mesmo, e é bombeada entre os canais formando as lagoas de diversas cores, entre elas a rosa.

É PROIBIDO NADAR NA LAGOA

Essa região é conhecida como Ruta de los Flamingos, devido a grande quantidade dessas aves que vivem em abundância por aí. Mas dai você me diz: Cla, mas porque a água é rosa? Simples, elas possuem essa coloração devido à presença de uma substância química natural existentes em alguns animais, chamada de betacaroteno, um pigmento que existe em crustáceos e algas presentes nessa água.

Estes crustáceos e algas existem em lagos salgados em várias partes do planeta, que são procurados pelos flamingos. Há vários tours de lancha saindo de Rio Lagartos para observação de diversas espécies de aves, jacarés, flamingos e ao final do circuito tem uma parada num local onde tem um banho mineral com argila, bom eu não fiz, porque dizem que rejuvenesce 25 anos, kkkkkkk, minha mãe fez mas não deu nada não 😂😂😂😂

E pra finalizar ao lado das Coloradas tem uma Praia linda chamada Cancuncito😂 Nem imagino o porquê desse nome, rsrsrs.. é uma Praia sem estrutura quase deserta, mais muito bonita.

Las coloradas

E quando bater aquela fome, você pode almoçar em algum restaurante em Rio Lagartos, pois em Las Coloradas não tem nada interessante. Leve sempre água com você. Tanto para hidratar, quanto para lavar os sapatos caso o sal te incomode.

Durante a minha viagem fiz o seguinte roteiro, sai de Cancún as 7:00h da manhã, já com água, sanduíche e refrigerante no carro(sim, sou dessas que leva marmita, nem sempre tem uma lojinha por perto), fui em direção a Las coloradas, no caminho logo após Temozón, tem a zona arqueológica de Ek Balam, como era domingo, entrada grátis para mexicanos e residentes, lá vou eu, mais uma vez apreciar o conjunto de ruínas super bem preservadas de Ek Balam, vale muito a pena fazer uma parada nessas ruínas, tanto pela proximidade e facilidade de acesso, quanto pela beleza dessa zona arqueológica. Se quiser ver sobre essa zona arqueológica leia mais clicando aqui.

Segui em direção a Las coloradas e mais 1:30h de viagem estava la, passei pela praia e cheguei na parte da salineira onde tem as lagoas e poças rosa, laranjas e vermelhas.
Depois fiquei um pouco na praia e parti para Mérida, meu destino final nesse dia.

 

O que preciso saber para desfrutar melhor de Las Coloradas

Para que seja increível lembre-se de levar:
  • Dinhero em efetivo, em  pesos de preferência.
  • Camera fotográfica
  • Roupa de banho
  • Protetor Solar, chapéu, óculos de sol
  • Toalha, se for nadar na praia ou fizer o passeio de lancha dos flamingos.
  • Leve ao menos uma garrafa de 1L de agua e se quer economizar, leve um sanduíche, biscoitos ou bolachas, rsrs.
O que não tem ou não é permitido:
  • Não tem restaurante, lojas ou hotéis na vila, os mais próximos se localizam no povoado de Rio Lagartos.
  • Entrar nas lagoas
Onde se hospedar:

Econômico: Hotel Tabasco Rio
Um hotel simples porém com excelente custo beneficio.

Mediano:  Hotel Villa de Pescadores
Hotel simples, mas com melhor conforto e reformado recentemente, e conta com algumas opções com café da manhã incluído.  O restaurante é uma delícia, já almocei nele de outra vez.

Verifique outras hospedagens em Booking.com

Onde Comer:

Em Rio Lagartos no Restaurante do Hotel Villa de Pescadores. Há outras opções, mas essa foi a que mais gostei dentre 2x que fui.

Custos gerais:
  • Aluguel de Carro com seguro e combustivel: 50usd
  • Pedagio ida e volta: 32usd (*o pedagio só aceita Pesos Mexicanos como forma de pagamento)
  • Tour de Lancha 35usd por pessoa
  • Restaurante: 15usd

**Preços atualizados em Março 2017

Como Chegar:

Eu fui de carro alugado, porém há tours saindo de Cancun, Playa del Carmen ou Mérida.
Você também pode fazer com transporte Publico, porém devido as varias baldiações você gastará em torno de 7horas para chegar a Rio Lagartos, e daí mais 20 para Las Coloradas.

E você, já esteve em algum desses destinos? Conte pra gente como foi sua experiência e sua dica imperdível desse lugar incrível.

8 Comentários postados

  1. Conheci merida e praia do Carmen Cancun (zona hoteleira) visitei ilha das mulheres Cozumele muito mais. Fiquei deslumbrado com tanta beleza.

    • Olá Docineia, muito obrigada pelo comentario. Eu sou encantada com Merida também, é bem diferente de Cancun mas uma cidade maravilhosa, e foi listada como a melhor cidade para viver. É muito tranquila, limpa e uma capital fantástica. Cancun é esse espetáculo que dispensa qualquer apresentação. bjo 😉

Deixar um comentário

Seu email não será publicado, apenas seu comentário. Fique tranquilo!


*